5 de jun. de 2009

A inspiração voltou


Pessoas de olhares sinceros. De beleza natural. Alegres, honestas e unidas. Foi o que eu percebi entre os moradores de uma comunidade no bairro Cidade Industrial, enquanto gravava uma reportagem sobre judô.

Tarde ensolarada. Crianças de chinelo no pé e curiosidade no olhar acompanhavam a movimentação dos nossos chamativos equipamentos de TV pelo pátio da escola... Câmera, tripé, luzes, microfone,... Quem é que não quer ver de perto?

Um garotinho que atravessava a rua estranhou o movimento e me perguntou: "Fessôra, vai ter reunião aqui hoje?.." O que agitava a comunidade era o embarque de 9 jovens rumo à Fóz do Iguaçu para a disputa do campeonato sul-americano de judô. Atletas alunos do Projeto Social “Curumim”, que proporciona, há 12 anos, a prática do esporte aliada à disciplina à crianças e adolescentes.
(Os atletas).

Um deles, um menino sério e introspectivo, de poucas palavras. Com apenas 14 anos, Paulinho tem postura de atleta e responsabilidade de gente grande, o que conseguiu graças ao esporte, ao apoio da mãe e do professor Márcio Henrique, voluntário do projeto.

(Paulinho com a irmã caçula).


Parentes, vizinhos, amigos, curiosos,.. Todo mundo reunido no pátio do colégio, ao redor das malas, esperando o ônibus da viagem chegar. Lágrimas desciam dos olhos de algumas mães emocionadas, que viam os filhos saírem de Minas Gerais pela primeira vez.
"Eu também queria ir, tia..." - me disse o mesmo garoto (desta vez já entendendo o motivo do fuzuê no bairro).

6 comentários:

Daniel Ottoni disse...

aeeeeeee

blog atualizado!

bacana demais esses projetos sociais

o melhor de tudo é dar oportunidade pra gente que teoricamente nunca teria essa chance

ta cheio de talentos em varias comunidades de norte a sul

beeijo!

Unknown disse...

oi maira obrigado pela reportagem d hoje foi muito bacana se vc ñ estiver lembrando sou o marcos felipe... la do curumim depois q vc melhorar estamos te esperando para a peladinha la com a gente....
abraços...

Robson disse...

Bela postagem, Maíra. Lembro bem do episódio com o "garotinho que atravessava a rua e estranhou o movimento"...rsrs. Ele também treina esportes no Curumim. E aproveitando o gancho do Marcos Felipe, estamos te esperando para aquele joguinho de futsal, e eu particularmente te esperando para me ajudar a revelar novas jogadoras da modalidade...

Abraços,
Robson Abrantes

Maíra Lemos disse...

Combinadíssimo pessoal!!!
Não vejo a hora de ir aí me divertir com vcs!
bjosss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vc é a imagem da benevolência, aquela pessoa que vê os pormenores dos outros com a inocência de sua grandeza: com carinho, cumplicidade e humildade. Num bom clima de aceitação, suas palavras estão sempre em sintonia com a expressão serena do seu rosto; e, em cada uma de suas ações há sempre um gesto de bondade e simpatia naturais. Nessas pessoas, é visível que suas palavras não saem apenas pela boca, mas essencialmente de seu coração. Vc é uma criatura que usa o amor como uma pincelada de cor, como pano de fundo de tudo o que você faz. Sem muito alarde, nenhuma obsessão, nem mania de caridade.Sem perceber que ele reside no espaço entre você e o que você faz; naquele lugarzinho onde é possível respirar e onde outros também podem descansar e obter refúgio. Se o silêncio está além do pensamento e das situações, faz com ele se encontre na companhia de pensamentos que a encorajam. E, o pensamento que encoraja é consciente e curativo como um quadro cuidadosamente pendurado no lugar certo. Parabéns linda, tamu junto
Bj Breno Faria

Postar um comentário